Perguntas Frequentes sobre Distribuição Digital de Música!

Quando produz um trabalho e, quando opta pela Distribuição Digital de música, sabemos que pretende que o seu trabalho atinja o maior público possível.

A Distribuição Digital de música é a forma mais fácil e segura de fazer a sua música atingir novos públicos, o que seria extremamente difícil através dos meios de distribuição tradicionais. 

Sabemos que o processo de Distribuição Digital pode ser confuso e, por esse motivo, reunimos algumas das perguntas mais frequentes para que possa, mais facilmente entender este processo.


O que é necessário fazer para a brandit distribuir a minha música?

Para a Distribuição Digital do seu trabalho, seja ele um single, EP ou álbum, para além de todos os ficheiros contendo as faixas, necessitamos de uma imagem de capa. Opcionalmente poderão ser enviadas as letras das músicas.


Quais os valores associados à Distribuição Digital?

O serviço de Distribuição Digital não tem qualquer valor associado ao set-up. Posteriormente não será cobrado qualquer valor mensal ou anual, sendo apenas retidos 10% do valor que nos for enviado pelas plataformas, para suporte e manutenção do serviço.


Que valores serão pagos pela brandit ao artista?

A brandit pagará ao artista 90% dos valores que apurar junto das plataformas.


A brandit certifica-se que os seus parceiros disponibilizam o conteúdo na data de lançamento definida?

Tudo dependerá da data de lançamento definida. Recomendamos sempre que o conteúdo nos seja enviado pelo menos 2 semanas antes da data de lançamento para evitar que qualquer atraso no processo de upload, verificação ou aprovação interfira na data de lançamento.


Quais as garantias que a brandit assume com os artistas, no serviço de Distribuição Digital?

Em primeiro lugar, o artista deve garantir, através da celebração do contrato, que possui, integralmente, os direitos da obra a distribuir.

Posteriormente, a brandit assumirá a distribuição do conteúdo nas plataformas indicadas, bem como o envio mensal dos relatórios de atividade.

Dado que o contrato celebrado tem o prazo de 1 mês e é renovado automaticamente por igual período de tempo, a brandit garante que o conteúdo estará disponível on-line até contraindicação do cliente, ou até que uma questão de força maior obrigue à sua retirada.


Quem gera o upload dos conteúdos no YouTube?

O cliente/artista será responsável pela criação e upload de vídeos para o próprio canal do YouTube.

O serviço de Distribuição Digital considera apenas a criação do tópico de artista, bem como da monetização do conteúdo na plataforma. Posteriormente, poderá ser solicitada a conversão para Canal Oficial de Artista, bem como a sua vinculação com o tópico.

O processo de conversão do canal para Canal Oficial de Artista é demorado e exige requisitos mínimos no canal para que seja aprovado.


É possível através dos serviços da brandit serem revistos e incluídos metadados e créditos em conteúdos já publicados?

Não, o serviço de monetização (YouTube Content ID) irá apenas rastrear os vídeos que se encontram publicados e que utilizam as músicas distribuídas pela brandit.

Este serviço não adiciona qualquer informação às descrições dos vídeos já publicados.


Como funciona o serviço YouTube Content ID?

Caso o YouTube Content ID detete que um vídeo utiliza indevidamente o seu conteúdo, este não será bloqueado e continuará disponível para visualização. Contudo, qualquer royalty apurado com o vídeo infrator será reencaminhado para a brandit, que por sua vez o passará ao artista/banda.


Existe algum custo para a criação/atribuição de código EAN/UPC e de códigos ISRC, em músicas distribuídas pela brandit?

Não existem valores adicionais para a criação e atribuição de códigos aos temas a distribuir.


Como é feita a personalização das páginas/informação de artista dentro das plataformas?

Atualmente poderemos proceder à personalização (não confundir com verificação) da página de artista do Spotify, sem qualquer custo adicional. Caso pretenda a verificação da página (✔︎), deverá ser preenchido o formulário em artists.spotify.com. Esta verificação, assim como a verificação de qualquer página nas plataformas Apple Music, Shazam, Tidal, Deezer e Amazon é completamente gratuita e poderá ser solicitada pelo próprio artista. A brandit poderá ser responsável pela verificação de perfis nas plataformas Spotify, Apple Music, Shazam, Deezer, Amazon e Tidal, considerando um valor acrescido pelo serviço.


Referente ao licenciamento e utilização de conteúdos por terceiros, como é feito o controlo? Se a autorização por parte de terceiros não requer uma autorização especial do artista/banda, pode sempre ser utilizada para fins a que uma entidade ou marca não queira estar associada, como uma filiação partidária ou uma marca específica (etc). Como é feito este controlo?

O serviço de Distribuição Digital considera a gestão e monetização dos conteúdos nas plataformas digitais com as quais trabalhamos. No caso de violação de direitos por parte de outras entidades, plataformas ou marcas que não sejam parceiras da brandit, poderemos apenas intervir a título de cortesia dado que os direitos autorais de todos os temas continuam a pertencer ao artista/banda.

Norte 2020