Samsung e-liga

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional é a entidade responsável pela organização das competições profissionais, Liga NOS, Liga Pro e Allianz Cup

Por época, são mais de 900 partidas realizadas e, em todas, são gerados relatórios com a informação dos jogos do ponto de vista dos seus vários intervenientes: jogadores, treinadores, dirigentes, delegados, árbitros, forças de segurança, bombeiros, entre outros.

Até à época de 2014/2015 a execução dos relatórios de todos os jogos era feita manualmente, por cada um dos intervenientes do jogo e depois enviados via fax para a sede da Liga Portugal que, depois de confirmar todos os dados registava e armazenava a informação em suporte papel.

Este era um processo demorado, visto ser necessário um parecer de todos os intervenientes dos jogos, tais como delegados, representantes das equipas, jogadores, árbitros, forças policiais, bombeiros, serviços de emergência e pessoal administrativo. Neste processo moroso era possível ocorrerem fugas de informação, visto que os relatórios circulavam por várias etapas até chegarem ao seu destino final.

Era imperativo, no contexto da mudança para os processos digitais, que se procedesse a uma melhoria de eficiência e procedimentos e que fosse assegurada de forma exímia a segurança de toda a informação de forma a prevenir eventuais brechas.

Nesse sentido, foi desenvolvido o software para dispositivos móveis, que capacita tablets e smartwatches como ferramentas para a produção dos relatórios necessários, ou seja, e-Liga.

Foram analisadas, cuidadosamente, todas as necessidades dos vários intervenientes na produção dos relatórios até atingir uma versão final do interface do que hoje é o software e-Liga.

Com um interface intuitivo e de fácil utilização e que, efetivamente, permite poupar muito tempo a todos os intervenientes, o e-liga tornou-se uma ferramenta extremamente segura e sem fugas de informação, aumentando a fiabilidade da informação contida.

Com o e-Liga, cada interveniente do jogo pode, em tempo real, anotar todas as informações relevantes do jogo. No final do jogo, toda a informação converge e é criado um PDF que fica alojado no servidor da Liga.

Esta ferramenta foi testada durante as épocas de 2015/2016 e 2016/2017 na primeira e segunda ligas sendo também utilizada nas finais da Taça da Liga dos anos 2016 e 2017.

Norte 2020