TikTok, como utilizar esta poderosa ferramenta de marketing digital?

O TikTok é, atualmente, uma das redes sociais com maior crescimento a nível global. Em Portugal, o crescimento do TikTok acompanha a tendência mundial. Neste artigo iremos ajudar a utilizar o TikTok, esta poderosa ferramenta de marketing digital.

Fundado em setembro de 2016, o TikTok nasceu na China sob o nome de Douyin e alcançou sucesso a nível global após a fusão com o musica.ly. O principal foco do TikTok é a partilha de conteúdos em vídeo de curta duração. A premissa da plataforma conjugada com o seu algoritmo que permite que um vídeo possa alcançar milhões de visualizações num curto espaço de tempo, são a chave de um sucesso que não dá sinais de abrandar.

Segundo dados do estudo da DataReportal, no início de 2022 o TikTok registava 2.83 milhões de utilizadores com mais de 18 anos de idade. Excluindo a idade dos utilizadores, 32,8% dos utilizadores de internet em Portugal estavam no TikTok, sendo 59,3% mulheres e 40,7% homens.

A relevância do TikTok, atualmente é tão elevada que se figura imperativo, para empresas, marcas, figuras públicas, artistas ou bandas adotar uma estratégia para o TikTok, uma poderosa ferramenta de marketing digital. 

Anunciar no TikTok

O TikTok for Business é uma ferramenta que permite preparar anúncios, em diferentes formatos, para o TikTok. Ao investir em anúncios no TikTok é possível atingir diferentes públicos, em diferentes lugares do mundo.

Os principais formatos de anúncios para o TikTok são:

In-Feed Video: anúncios de até 60 segundos em auto-play e full-screen, exibido no feed da For You Page, com o qual os usuários podem interagir. Os anúncios podem também conter links internos ou externos.

Brand Takeover: são anúncios de 3 a 5 segundos que surgem ao abrir a aplicação em auto-play e fullscreen, antes de se tornarem em anúncios In-Feed Video. 

Top View: semelhantes aos anúncios Brand Takeover, os Top View são anúncios em auto-play e full-screen com duração até 60 segundos.

Branded Hashtag Challenge: anúncios no formato de hashtag disponíveis na aba “Descobrir/Discover” e que têm uma duração de 3 a 6 dias. Durante esse tempo, os utilizadores são convidados a criar conteúdo com a hashtag escolhida que agrega todas as publicações sinalizadas.

Branded Effects/AR Content: estes anúncios surgem sob a forma de filtros, stickers exclusivos e efeitos visuais que são patrocinados pelo anunciante e que os utilizadores podem usar nos seus vídeos.

Distribuir Música para o TikTok

Ao escolher o serviço de distribuição digital de áudio que disponibilizamos na brandit é também possível colocar esse conteúdo no TikTok, com a mesma segurança e eficiência que sempre facultamos no nosso serviço.

Ao disponibilizar o seu trabalho no TikTok, criando coreografias ou challenges ao som dos seus temas, aumenta a probabilidade de se tornar viral e de alcançar um maior número de pessoas, não só em Portugal, como em todo o mundo.

Norte 2020