Dimensões das imagens para as redes sociais!

Todas as redes sociais têm as suas características e diretrizes quer a nível de conteúdo, quer a nível de postagens e das dimensões das imagens suportadas. Ter sempre em consideração as dimensões ideais das imagens para cada rede social é extremamente importante para conseguir retirar o máximo de cada uma delas.

Com a grande panóplia de plataformas e de tipos de postagens diferentes, hoje em dia é um verdadeiro desafio acompanhar todas as tendências e criar conteúdo relevante para as redes sociais. A nossa experiência em gestão de redes sociais permite-nos afirmar que a organização do perfil e do feed e o respeito pelas dimensões das imagens suportadas por cada plataforma tende a aumentar os resultados de engajamento com o público em cada rede social.

Como cada rede social tem as suas próprias diretrizes e possui também diferentes dimensões de imagens suportadas, neste post irá encontrar um guia completo com dimensões de imagens para as diferentes redes sociais e para diferentes tipos de postagens.

Dimensões das imagens para o Facebook

Muito embora o Facebook esteja tendencialmente a perder utilizadores, esta é ainda uma rede social de eleição, muito utilizada em marketing e que pode ser fulcral para a estratégia de promoção de uma marca. Por ser uma rede social complexa, com diferentes tipos de publicações com imagens (perfis, páginas profissionais, grupos, eventos, stories e ainda vários tipos de anúncios), é importante levar sempre em consideração as dimensões recomendadas.

Perfil Pessoal e Profissional

Imagem de Capa: 851px x 315px
Imagem de Perfil: 180px x 180px
Facebook Stories: 1080px x 1920px
Post com Imagem: 1200px x 1200px
Post com Link e Imagem: 1200px x 628px

Grupos, Eventos e Anúncios

Imagem de Capa para Eventos: 1920px x 1080px
Imagem de Capa para Grupos: 334px x 640px
Anúncio com Link e Imagem e Anúncio com Carrossel: 1080px x 1080px
Anúncio com Imagem Única: 500px x 400px

Dimensões-das-imagens-para-o-facebook-brandit

Dimensões das imagens para o Instagram

Atualmente, o Instagram é a rede social que mais privilegia o conteúdo visual. Esta rede social começou por se destacar pela partilha de imagens e, ao longo do tempo, foi acrescentado novas funcionalidades como o Instagram Stories, o IGTV (que acabou por ser descontinuado em 2021 e que agora está integrado nas publicações normais e suporta vídeos até 60 minutos) e os Reels.

Saiba quais as dimensões ideias para as publicações no Instagram e a safe zone para o Instagram Reels:

Imagem de Perfil: 720px x 720px
Imagem Quadrada do Feed: 1080px x 1080px
Imagem Horizontal do Feed: 1080px x 566px
Imagem Vertical do Feed: 1080px x 1350px
Instagram Stories: 1080px x 1920px
Safe zone do Instagram Reels: 1280px x 1010px

Dimensões-das-imagens-para-o-instagram-brandit

Dimensões das imagens para o LinkedIn

O LinkedIn é a rede social de eleição para o universo empresarial. Nela é possível montar o perfil profissional do utilizador, com informações relativas ao percurso profissional e habilitações literárias. Com o objetivo de conectar profissionais a empresas, o LinkedIn tem vindo a demonstrar-se fundamental para a estratégia de comunicação das empresas bem como para o seu processo de recrutamento.

O LinkedIn é talvez a rede social que dá mais liberdade nas dimensões das imagens para as publicações. No entanto, de forma a otimizar o desempenho das publicações nos feeds quer em desktop quer em mobile podemos estabelecer as dimensões abaixo como o padrão.

Imagem de Perfil: 300px x 300px
Imagem de Capa: 1536px x 768px
Post com imagem: 1200px x 1200px
Post com Link e Imagem: 1200px x 627px

Dimensões-das-imagens-para-o-linkedin-brandit

Dimensões das imagens para o Twitter

No Twitter, não temos apenas a limitação de caracteres em cada publicação. Cada tipo de tweet tem diferentes dimensões recomendadas de imagens. Abaixo, seguem as dimensões das principais possibilidades.

Imagem de Perfil: 400px x 400px
Imagem de Capa: 1500px 500px
Post com Imagem: 1200px x 1200px
Post com Link e Imagem: 800px x 800px
Post com Imagem: 600px x 335px
Post com Link e Imagem: 800px x 418px

Dimensões-das-imagens-para-o-twitter-brandit

Dimensões das imagens para o Youtube

Embora seja uma plataforma de vídeo, o Youtube também permite o upload de imagens para o perfil e para a capa de cada canal. As dimensões da thumbnail de cada vídeo também devem ser respeitadas para que o vídeo tenha o impacto pretendido.

Imagem do perfil de canal: 800px x 800px
Imagem de capa do canal: 2560px x 1440px
Thumbnail de vídeos: 1280px x 720px

Dimensões-das-imagens-para-o-youtube-brandit

Dimensões das imagens para o Whatsapp

O Whatsapp é, sem sombra de dúvidas, uma das ferramentas mais utilizadas atualmente. Quer em contexto de trabalho, pessoal e mesmo em grupos de amigos, muito poucas são as pessoas que passam um dia sem recorrer a esta aplicação. Recentemente, o Whatsapp adicionou a funcionalidade de “Estado” que permite a partilha de histórias em imagem e vídeo. Como seria de esperar, todas estas imagens têm dimensões ideais recomendadas.

Imagem de Perfil: 192px x 192px
Thumbnail para Imagem de Conversa: 600px x 600px
Whatsapp Estado: 1000px x 1500px

Dimensões-das-imagens-para-o-spotify-brandit

Dimensões das imagens para o Spotify For Artists

O Spotify For Artists é uma ferramenta apenas disponível para artistas que distribuem o seu conteúdo na plataforma. Esta ferramenta permite, entre outras funcionalidades, personalizar a imagem do avatar e a imagem de cabeçalho do perfil do artista. Para o upload das imagens do avatar e da imagem de cabeçalho devem ser respeitadas, no mínimo, as seguintes dimensões:

Imagem Avatar: 750px x 750px
Imagem Cabeçalho: 2660px x 1140 px

Dimensões-das-imagens-para-o-spotify-for-artists-brandit

Dimensões das imagens para o Pinterest

Assim como o Instagram, o Pinterest é uma rede social totalmente visual. Diverso a nível de conteúdos, o Pinterest prima pela estética das suas imagens e tem conquistado utilizadores ano após ano. Para as publicações de imagens nesta rede social devem ter-se em conta as seguintes dimensões:

Imagem de Perfil: 720px x 720px
Capa das Pastas: 200px x 200px
PIN: 100px x 1500px

Dimensões-das-imagens-para-o-pinterest-brandit

Safe Zone do Vídeo para o Tik Tok

O Tik Tok é a rede social com um maior aumento de seguidores a nível mundial. O seu impacto na sociedade é tão grande que tem vindo a estabelecer novos paradigmas na forma de consumo de conteúdos multimédia. Maioritariamente utilizado por jovens, o Tik Tok também se tem revelado uma ótima plataforma para a divulgação de marcas, empresas e produtos. A partilha de vídeos no Tik Tok deve também respeitar algumas diretrizes de forma a que o utilizador possa tirar o máximo proveito das dimensões do ecrã livres, a chamada safe zone.

Dimensões-da-safe-zone-para-o-tik-tok-brandit

Sinta-se à vontade para nos escrever

Podemos ajudá-lo a realizar os seus projetos
Entraremos em contacto consigo rapidamente