Como sugerir as suas músicas para as playlists do Spotify

A distribuição digital de música é, atualmente, a forma mais eficiente de ver o seu trabalho atingir o maior número de pessoas possível. No processo de distribuição digital, o artista dispõe ainda de algumas ferramentas que permitem aumentar a sua base de fãs. Sabia que é possível sugerir as suas músicas para as playlists do Spotify? Neste artigo explicamos como.

Na brandit, distribuímos a sua música para mais de 100 plataformas internacionais, de forma simples e transparente e com a melhor partilha de receitas para artistas.

O Spotify é a plataforma de streaming de música com maior número de utilizadores e, por isso, merece uma atenção particular para quem se quer destacar no cenário musical atual.

Quando opta pela distribuição digital de música com a brandit, é-lhe fornecido o acesso à plataforma Spotify For Artists. Esta é uma plataforma completamente voltada para os artistas e que dá acesso a diversas ferramentas para a promoção de música.

Uma das ferramentas mais interessantes disponíveis no Spotify For Artists é a possibilidade dada aos artistas de sugerir as suas músicas para as playlists do Spotify (o chamado pitch). Esta ferramenta permite que o seu trabalho seja ouvido pelos editores/curadores do Spotify.

Tudo o que tem a fazer é seguir os seguintes passos:

  • O Spotify For Artists disponibiliza um formulário para preencher, onde poderá escolher a música a submeter para as playlists. Deverá ter em conta que o processo deve ser efetuado pelo menos 7 dias antes do seu lançamento oficial.
  • Só poderá escolher uma música por lançamento! De cada vez que realiza um lançamento oficial, o Spotify apenas permite escolher uma música para ser incluída nas playlists. Se vai lançar um álbum ou EP deverá selecionar a faixa que considera melhor representar o seu trabalho.
  • Em seguida, terá de selecionar o género musical e três sub-géneros nos quais a sua música se encaixa. Este é um passo importante. As suas escolhas vão definir as playlists nas quais a sua música será posicionada.
  • Nos passos seguintes terá de definir qual o idioma da letra da sua música, qual o mood da sua sonoridade e ainda quais os instrumentos utilizados na composição. Tudo isto vai ajudar o Spotify a definir quais as melhores playlists para incluir a sua música.
  • No último passo do formulário terá de descrever, da melhor forma possível, o seu lançamento. Tem 500 caracteres para convencer os editores/curadores do Spotify a colocarem a sua música nas suas playlists.
  • Quando submeter o pedido, tem até ao dia antes do lançamento para fazer qualquer alteração à informação previamente submetida.

Depois do lançamento, no Spotify For Artists, terá acesso ao desempenho das suas músicas e vai também ter acesso às playlists nas quais o seu trabalho está incluído.

Sinta-se à vontade para nos escrever

Podemos ajudá-lo a realizar os seus projetos
Entraremos em contacto consigo rapidamente

norte2020